segunda-feira, 16 de julho de 2012

Cirurgia no Tronco Cerebral


Esses dias assisti um famoso neurocirurgião fazer três cirurgias seguidas iguais. Com uma plateia de médicos a assistir, ele saía de uma sala e entrava na outra onde já estava tudo pronto, inclusive o acesso, esperando ele para brilhar. Gastando em média dez minutos em cada ele conseguiu remover com sucesso os três cavernomas (uma espécie de tumor de veias que pode ocorrer em diferentes áreas do cérebro e outros órgãos). Nestes casos, as três lesões se localizavam na área mais nobre do nosso corpo, o bulbo, parte do tronco cerebral. Há cinco anos vivendo neurocirurgia ainda não tinha visto algo parecido. No momento em que ele manipulava delicadamente a lesão o silêncio pairava na sala e o nível de concentração de todos era o máximo, não havia margem de segurança nem de milímetros sequer e, durante o procedimento os presentes sentiam até medo de respirar mais fundo. Ao fim da terceira e última ele agradeceu a todos pela colaboração e saiu para continuar sua vida.
Enquanto tudo isso acontecia havia três pessoas comuns como todos nós, seriam elas um advogado, jogador de basquete, motorista de ônibus ou qualquer outra profissão, mas que por azar ou outro motivo qualquer, naquele momento eram os pacientes e estavam dormindo profundamente sem saber de nada graças ao efeito de uma das maiores descobertas do homem, os anestésicos. Se esses mesmos sujeitos já tivessem antes na vida mergulhado nas profundezas dos livros de neuroanatomia do Dr. Rothon ou se tivessem uma breve noção de neurofisiologia, não sei se teriam coragem de deitar naquela mesa cirúrgica.
Mas com certeza em cirurgia existe um termo que faz toda a diferença: a “mão”. Não é qualquer um que tem “mão para mexer no tronco cerebral”. Sede do controle de todas as funções vitais do nosso corpo, nele também passa todas as informações produzidas ou processadas pelo nosso cérebro. Comporta em sua anatomia todas as vias sensitivas e motoras além de abrigar o controle da respiração, batimentos cardíacos, pressão arterial, boa parte da mastigação, fala, deglutição, vias auditivas, controle da motilidade ocular, coordenação motora e manutenção da vigília.  Devemos o fato de estarmos de olhos abertos e conscientes a ele já que comporta dentro de si a formação reticular, estrutura que nada mais nada menos nos mantém acordados. Certa vez li num livro de neuroanatomia que essa seria a estrutura que mais concentrava funções neurológicas dentro de um menor volume, ou seja, a mais densa do sistema nervoso central em termos de funções. Não é a toa que a natureza o protegeu cercado de ossos, dentre eles o mais duro e consistente de todos, a porção petrosa do osso temporal, o nome é justamente pela semelhança com a firmeza de uma pedra e por isso também é conhecido como rochedo.
Se propor a manipular a essência, o núcleo de uma pessoa, seria atrevimento somado a confiança, o conflito da audácia com a segurança, a soma da coragem com o conhecimento com um toque de prudência e responsabilidade. É você poder concentrar seus pensamentos no tecnicismo e esquecer momentaneamente dos riscos, de todo passado e futuro que existem ao redor daquele paciente. É depositar todo o peso do seu corpo em cima de anos de estudo de anatomia e fisiologia, sem deixar que o medo faça diferença nessa gangorra. Além de tudo isso, o mais importante quando se propõe a fazer uma cirurgia desse porte é o respeito à vida alheia, mais do que isso, o respeito ao paciente que se despiu da desconfiança e se entregou, como se fosse uma mercadoria, a uma loja de consertos sem saber o que vai ser feito lá dentro.
Saberiam os antigos filósofos gregos no quinto século antes de Cristo de toda essa concentração de funções e importância dentro de uma só estrutura? Estaria ela envolvida na resposta da grande pergunta, do que se constitui a realidade? Do que se constitui a existência? Enfim, se pudesse resumir o fato de estar vivo em uma só palavra sem dúvidas seria tronco cerebral, uma vez que danificada sua integridade não existe mais realidade nem existência.

Bernardo de Andrada

22 comentários:

  1. Perfeito o texto. Parabéns pelo profissional q você se tornou. Bjusss!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,

    Precisava muito e com urgência de saber o nome do médico em questão e como posso fazer chegar me até ele.

    Se puder responder-me para :sissypc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Mão...sorte e Fator e tipo(sangue). grata

    ResponderExcluir
  4. Por gentileza, me passe o nome do médico. Alinefmo@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. olá, agradeço que faculte os dados do cirurgião em questão, o meu sobrinho está dependente de um bom profissional.

    por favor, envie um e-mail com toda a informação que achar relevante para tratamento de cancro no tronco cerebral.

    geral@pt-stocks.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Bernardo, recebi agora uma noticia que nenhuma irmã aguentaria ouvir, minha irma fez uma ressonancia e desde segunda a noite esta na uti se tratando de um avc que ela teve, apos a ressonancia observou uma lesao hemorragica no bulbo cuja adjacente principal a possibilidade de ser cavernoma. Minha maninha tem 31 anos , é hipertense e Deus nosso Deus tenho certeza que vai curar ela através das mãos dos nossos anjos na Terra que são vcs médicos enviados por ELE. Somos de Santos, estado de SP e venho atraves desde blog que sei q nada é por a caso eu parar para ler, e escrever para vc. Te peço Bernardo uma ajuda, oq faço pra salvar minha irmã, a minha vida, onde posso saber mais desse anjo de Dr que graças a Deus ele salvou 3 vidas como eu li. Sei q minha irma esta bem aqui na uti na beneficiencia portuguesa em Santos, o convenio dela é ótimo, vou voltar agora as 14hr para falar com o outro cirurgiao q esta indo ver o caso dela, enfim ela é tudo pra familia, qual nome do cirurgiao desse texto seu, meu nome é Natasha Augusto Bernardo, somos de Santos e meu telefone é 013 981332467 , meu email natasha_1232@hotmail.com. Queria so conversar ou saber o nome do anjo neuro que pode tratar da minha irma. Obrigado, mesmo eu lendo seu texto meu coração ja se enche de mais e mais esperança que minha Mica vai sair dessa e qdo sair vou beija la tanto que vai se enjoar de mim. Obrigado Natasha

    ResponderExcluir
  7. Olá, sua materia enche varias família de esperança poderia me dizer o nome do medico, meu pai ja fez a quinta cirurgia para retirada de um meningioma que agora enraizou no tronco cerebral e esta sendo dado com CA em fase final. Por favor me diga apenso o caminho para chegar ate esse medico. Meu email é liarosa2008@gmail.com. Desde de ja agradeço.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite! Sou Helton Paulino, de Campina Grande - PB.
    Ao procurar informações sobre neurocirurgias me deparei com este blog. Gostaria de saber, gentilmente, se poderiam me responder um pergunta sobre a cirurgia de cavernoma do tronco cerebral. Meu pai neste momento se encontra na UTI de um hospital em Campina Grande, o qual teve diagnosticado este problema acima citado, depois de rapidamente ter fala, movimentos dos dedos da mão direita e o caminhar afetados, e por fim a respiração levando-o a uma parada respiratória. Sobreviveu, mas se encontra intubado, mesmo que tendo a máquina programa apenas para ser acionada em caso de uma apinéia, contudo ele não conseguiu deixa-la por completo. Gostaria de saber se com a cirurgia (caso possa ser realizada!) reabilitará estas funções prejudicadas?
    Como sou leigo no assunto, estou procurando médicos que possam acalmar meu nervosismo quanto ao estado de saúde do meu pai. E desde já, muito obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  9. Caro Helton, a cirurgia não é capaz de reabilitar as funções neurológicas prejudicasa, mas é capaz de remover o agente causador da disfunção, no caso o cavernoma, e dessa forma permitir que o paciente faça a reabilitação com fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, nutrição e outras especialidades.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, por favor teria como me encaminhar o nome e algumas informações sobre este profissional, pois minha irmã de 21 anos de idade encontra-se na UTI, em fase inicial mas progredindo rapidamente, com diagnóstico de coágulo ou tumor no tronco cerebral. Segue e-mail para contato: andrimarciniak@outlook.com
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  11. Esse profissional atua no Barrow Neurological Institute, cidade de Phoenix, estado do Arizona, nos Estados Unidos.

    ResponderExcluir
  12. Mensagem: Boa tarde!!! Meu nome é Rafaela, tenho 25 anos moro no Rio de Janeiro! Venho por meio desta, conta á história do meu irmão de 13 anos. Meu irmão sempre foi uma criança como qualquer outra estudava, jogava futebol, tinha explicadora e fazia suas atividades normal, no dia 12 de outubro de 2015 o mesmo começou a fica com sintomas diferentes como vômito a jato, depois sua voz começou a engrossar e ele as vezes ficava pensativo ou vendo televisão babando , eu e minha mãe nos preocupamos então levamos ele na psiquiatra por que ele estava tendo comportamentos estranhos, daí ela nos encaminhou pro NEURO sendo que tínhamos que marcar consulta no consultório particular, marcamos mas era daqui 2 semanas e meu irmão foi piorando o mesmo começou a fica com dificuldade pra falar, comer e andar e os sintomas foram surgindo muito rápido.Então resolvemos leva-ló no Hospital Souza Aguiar que após uma tomografia de contraste e depois de 15 dias uma ressonância para confirmação o mesmo foi diagnosticado com tumor no TRONCO CEREBRAL um tumor que não tem como operar segundo os médicos e nem fazer a biopsia pra sabermos se é maligno ou benigno pelo fato de ter mal localização e está no sistema nervoso central da cabeça eles, eu e minha mãe ficamos desesperadas, não sábiamos o que fazer a médica deu até 2 anos de vida para meu irmão, o hospital ficou na luta de conseguir uma vaga para o mesmo no INCA, tentamos várias vezes a mas de 2 semanas as médicas ligando pra lá e eles nunca tinham vaga, quando meu irmão foi levado para o hospital Souza Aguiar quando dermos entrada do mesmo, ele estava falando muito pouco e andando também chegou comendo, com essa demora os dias foi passando e meu irmão piorando, até que a vaga no INCA surgiu transferiram meu irmão pra lá mas o mesmo já não andava, estava na sonda enteral e sua fala também estava comprometida, no dia da transferência pro INCA chegando no hospital meu irmão teve 2 convulsão onde o mesmo foi para no CTI pediátrico e está entubado, meu irmão fez sua primeira seção de radioterapia que foi ontem as médicas falaram que o tumor dele está bem grande e o mesmo está consciente mas está no tubo respirador não fala, não se meche por que ele já está quase no sistema vegetativo, ela nos deu 2 anos de vida para meu irmão mas ele vai ter muito mais que isso pois nosso Deus é o Deus do impossivél, me ajude moro em caxias eu e minha mãe estamos desempregadas o pai do meu irmão abandonou ele,somos de uma família pobre não temos condição de arcar com tratamento do meu irmão e nem a cirurgia, e olhando esse blog vejo que vocês fazem cirurgia no TRONCO CEREBRAL, cirurgia que muitos médicos dizem não fazer, meu irmão teve alta semana passada para enfermaria e está fazendo a rádio mas o melhor mesmo seria cirurgia já que falam que a rádio é um tratamento paliativo, me ajudem por favor entre em contato comigo por e-mail.

    rlisbano@gmail.com

    Atenciosamente, Rafaela.

    ResponderExcluir
  13. Meu nome e Romulo,sou pai do rogerinho e moramoz em Macapa no extreno norte do brasil, no carnaval deste ano 2016,o meu filho apresentou sintomas de dor de cabeça intensa e vômito levei em vários médicos clínica klinikos num deles me falou que deveria levar a um neurocirurgião ele veio Eliéser após fazer uma ressonância magnética é uma tomografia computadorizada descobrimos que ele tinha 1 astrocitoma pilocítico que está localizado no quarto ventrículo cerebral daí em diante viemos pra São Paulo onde ele ficou onde ele está onde ele está internado no Hospital das Clínicas os médicos residentes nos informaram que após uma tomografia uma nova tomografia e o tumor se encontrava no tronco cerebral uma região muito delicada para se operar porém tenho esperança de que tudosairá bem a minha pergunta ah você é qual os verdadeiros riscos ou sequelas que ele poderá vir a ter após essa cirurgia e qual é o nome desse médico e se eles mora aqui no Brasil ou em São Paulo se ele pudesse fazer uma visita ao meu filho após a cirurgia já que ele será operado no dia 30 de março de 2016 ficaria muito grato por isso o meu e-mail pra sua resposta e Rômulo Costa 71 arroba h digitando Espero que você se sensibilize e desculpe pelos erros pois eu estou falando não digitando mas acho que deu pra entender história de meu filho aguardo a sua resposta nesse dia de hoje para frente e se puder entrar em contato com esse médico me dar um contato dele Onde eu posso procurar aqui em São Paulo eu vou lhe agradecer muito obrigado uma boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi

      ocorreu tudo bem na cirurgia do seu filho?
      Pois tumorores no tronco sao dificil de operar, meu irmao graças a Deus esta bem, recuperando seus movimentos depois de 30 sessões de radioterapia e muita fisioterapia,ele nao operou creio que ele ja foi curado pela fé, irei correr tras da fosfoetanolamina.

      Excluir
    2. Nos ajude pois muita pessoas precisam saber mais de cirurgia no tronco ainda ha uma esperança.

      Excluir
  14. BOA NOITE
    PODERIAM ME PASSAR COMO ENTRO EM CONTATO COM ESTE MEDICO
    fuchspan@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele te falou o nome do médico? Se te falou me passa por favor! Johnny_mhors@hotmail.com

      Excluir
  15. Bom dia! Poderia me passar o nome desse médico e onde reside? Meu sobrinho de 9 anos de idade está com um tumor no tronco cerebral que segundo os médico do meu estado, não tem como ser retirado apartir de cirurgia. Já fez a radioterapia e quimioterapia, mas não resolveu. Meu e-mail é johnny_mhors@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Bom dia! Poderia me passar o nome desse médico e onde reside? Meu sobrinho de 9 anos de idade está com um tumor no tronco cerebral que segundo os médico do meu estado, não tem como ser retirado apartir de cirurgia. Já fez a radioterapia e quimioterapia, mas não resolveu. Meu e-mail é johnny_mhors@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Esse cirurgião chama-se Dr. Robert Spetzler e operava no Barrow Neurological Institute, na cidade de Phoenix, estado do Arizona, nos Estados Unidos. Porém na atualidade encontra-se aposentado.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir