quinta-feira, 6 de junho de 2013

Hemilaminectomia para remoção de PAF da coluna lombar

    Paciente de 20 anos, vítima de ferimento por PAF na topografia da coluna lombar em L4. O exame radiológico simples e tomográfico evidenciaram o PAF no interior do canal medular. Queixava-se apenas de disestesia em MIE. Submetido a procedimento cirúrgico que consistiu em hemilaminectomia de L4 a esquerda com retirada do PAF. O procedimento ocorreu sem intercorrências e o paciente evoluiu bem no pós-operatório, sem déficit neurológico adicional e sem fístula liquórica. A cirurgia foi realizada por uma equipe de neurocirurgiões de um hospital público da cidade do Rio de Janeiro em 2011.
——————————————————————————–
    Male, 20 years old, victim of gunshot wound on lumbar spine. X-ray showed the bullet inside spinal canal at L4. The only symptom was numbness on left leg. The patient underwent left-sided hemilaminectomy plus bullet removal, which was epidural. There was no neurological worsening or CSF leak. The surgery was on a neurosurgery department of a public hospital on Rio de janeiro, Brazil, on 2011.



Dr. Bernardo de Andrada
be.andrada@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Dra.Ana Lucia Cintra Wittlin10 de junho de 2013 às 17:47

    Muito bom.
    Lembrar sempre que se um trauma casual na região onde se aloja o PAF acontecer pode causar um dano bem maior que a retirada do projétil. Eu sempre o retiro (até agora.....).
    Só um adendo : Evitem retirar com pinça ou objeto metálico, pois pode causar ranhuras e dificultar o trabalho da perícia. Mas se não for possível,paciencia..retirem com pinça mesmo!!.
    Bonita cirurgia. Sorte não ter havido lesões mais incapacitantes na entrada do projétil.
    Dra. Ana Lúcia Cintra Wittlin


    ResponderExcluir