terça-feira, 4 de junho de 2013

Vídeo: Cinética do Traumatismo Raqui-Medular Cervical em Jogador de Futebol

   O vídeo da queda sofrida pelo jogador do Bragantino, clube do estado de São Paulo, tem um valor científico pois registra toda a cinética desse tipo de lesão. O atleta sofreu um traumatismo raqui-medular cervical segundo a imprensa esportiva.

   O vetor de força agindo sobre o plano axial dissipa a energia cinética na altura da coluna cervical baixa, culminando geralmente com fraturas de corpo vertebral nesse nível. Dependendo da inclinação do vetor essa energia pode causar também lesões ligamentares cursando com deslocamentos e luxações, que em muitas ocasiões, comprimem a medular espinhal e causam tetraplegia. Esse mecanismo de trauma é muito comum no verão em pessoas que mergulham em águas rasas e batem a cabeça de encontro ao fundo, e também durante a prática de alguns esportes sendo o principal exemplo o futebol americano.
   
  O TRM cervical é importante causa de incapacidade, principalmente em jovens e, muitas vezes demandam longo tempo de reabilitação. Na maioria dos casos requerem também intervenção cirúrgica para correção da luxação e estabilização da coluna. O melhor caminho ainda é evitar.





 
Dr. Bernardo de Andrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário