domingo, 24 de maio de 2015

RESUMO: PRINCIPAIS COMPONENTES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL

COMPONENTES DO SISTEMA NERVOSO E SUAS PRINCIPAIS DIVISÕES

Meninges: As meninges são constituídas da dura-mater, aracnóide e pia-mater. A dura-mater é a mais externa e adere firmemente ao osso nas linhas de sutura e em terno do forame magno. Bainhas de dura cobrem os nervos cranianos e espinhais em sua saída e depois se fundem ao epineuro. Pregas de dura separam os dois hemisférios formando a foice cerebral, e separam as estruturas da fossa media das estruturas da fossa posterior formando a tenda cerebelar. Ainda uma prega separa os dois hemisférios cerebelares formando a foice cerebelar. A dura craniana é em sua maioria uma camada única, com dois folhetos distinguíveis apenas nos seios durais. Em contrapartida, a dura medular tem suas camadas distintas, uma formando o periósteo do canal vertebral e outra recobre estreitamente a medula. Sobre a superfície do cebrebro e da medula, a aracnóide e a pia-mater estão estritamente aderida formando a chamada leptomeninge. Em algumas regiões a aracnóide e a pia se separam formando as cisternas liquóricas.

Hemisférios cerebrais: Os dois hemisférios são separados incompletamente pela fissura interhemisférica onde está presente a foice cerebral. Profundamente na fissura passam os ramos da artéria cerebral anterior. Dois importantes marcos na superfície cerebral são a fissura lateral (Sylviana) e o sulco central (de Rolando). Nas profundezas da fissura sylviana encontra-se a ínsula. Mais superficialmente na fissura sylviana passam os ramos da artéria cerebral média.

Gânglios da Base: Núcleo Caudado,  Putâmen e Globo Pálido estão intimamente relacionados de um ponto de vista anatômico e funcional. O termo gânglios da base inclui estas e outras estruturas como o claustrum, núcleo subtalâmico e a substância negra. O caudado e o putâmen são na verdade duas partes de uma mesma estrutura ligadas por feixes de substancia cinzenta e separados pela cápsula interna. O nome dado para esta estrutura é corpo estriado. O caudade e o putâmen formam o neoestriado e o globo pálido é o paleoestriado. O putamen e o globo pálido são chamados de núcleo lentiforme. Os gânglios da base fazem parte do sistema motor extrapiramidal.

Tálamo: Grande estrutura ovóide situada profundamente na linha média apoiada sobre o tronco cerebral. Funciona como uma estação retransmissora de impulsos aferentes provenintes de todo o corpo e são então repassados ao córtex depois de serem “refinados”. São enviados ao córtex através dos pedúnculos talâmicos que passam pela alça anterior da cápsula interna.

Tronco cerebral: Estende-se caudalmente do diencéfalo a medula espinhal. De cefálico para caudal está o mesencéfalo, a ponte e a medula oblonga. A característica principal da parte ventral do mesencéfalo são os pilares cerebrais, que contêm os pedúnculos cerebrais. Dorsalmente a característica dominante é a presença da placa quadrigêmea. A ponte ventral é uma estrutura saliente e maciça devido as fibras pontocerebelares transversas. Posteriormente o cerebelo se posiciona sobrejacente à ponte separada dela pelo quarto ventrículo. A medula oblonga é o segmento mais caudal situado imediatamente acima do forame magno e tem três características marcantes: a decussação das pirâmides, o forame magno e o aparecimento das radículas de C1.

Cerebelo: Do ponto de vista fisiológico e clinico o cerebelo possui três divisões: o lobo floculonodular, o verme e os hemisférios. O lóbulo floculonodular é filogenéticamente o mais antigo e denominado arquicerebelo. Tem extensas conexões com os núcleos vestibulares e está ligado aos movimentos oculares e ao equilíbrio macroscópico. O verme é denominado tb paleocerebelo e tem extensas conexões com as vias medulares  e está ligado à marcha e à locomoção. Os hemisférios cerebelares são filogeneticamente mais recentes e chamados de neocerebelo. Estão ligados a coordenação dos movimentos e à provisão do controle motor fino e de movimentos precisos das extremidades.

Medula espinhal: Extremidade alongada e quase cilíndrica, se extendendo do bulbo até o cone medular. Ocupa aproximadamente dois terços do canal vertebral e se estende do forame magno até aproximadamente L2. A medula espinhal e a coluna vertebral crescem em velocidades diferentes, por isso há uma discordância entre o nível medular e os níveis vertebrais. Essa discrepância fica mais evidente quanto mais caudal for o nível. Cada segmento medular tem uma raiz anterior (motora) e uma raiz posteriora (sensitiva). As raízes anteriores e posteriores unem-se imediatamente após o ganglio espinhal dorsal, onde situa-se o corpo do neurônio sensitivo, forma-se então o nervo espinhal misto. Na medula torácica, ramos brancos e cinzentos ligam o nervo espinhal à cadeia simpática paravertebral. A medula espinhal termina no cone medular, mas suas raízes estendem-se formando a cauda eqüina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário